A importância da avaliação cardiológica

O estresse do mundo atual e os maus hábitos alimentares aumentaram em muito os riscos de doenças no coração. Para ajudar a prevenir complicações causadas por problemas cardiovasculares, ou antes de começar qualquer atividade física o ideal é fazer um check up.

O check up cardiológico começa com uma consulta e conversa com o médico para saber quais são as queixas, e de acordo com a idade o médico irá solicitar alguns exames.

Segue uma listagem de alguns exames mais comuns, bem como os riscos e indicações:

Eletrocardiograma: A pessoa fica deitada em uma cama. São posicionados eletrodos (colados na pele com um tipo de adesivo ou com sucção). Geralmente um em cada membro e seis no tórax. Serve para avaliar a parte elétrica do coração, e algumas vezes isso fornece pistas sobre o formato do coração e algumas doenças. É possível ver o ritmo, frequência dos batimentos e o trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração.

Ecocardiograma transtorácico: A pessoa fica deitada em uma cama, e pode ser solicitado que mude um pouco de posição durante o exame (deitado de lado, respirar fundo, etc). O aparelho de ultrassom (sim, é um ultrassom do coração!) encosta na pele e com isso é possível desenhar o órgão na tela do computador. Também é possível medir a velocidade do sangue, e como ele se movimenta através das válvulas. Outra utilidade é ver como o coração contrai e relaxa. Em resumo, é uma avaliação da anatomia do coração.

Ecocardiograma transesofágico: Em princípio é igual ao Ecocardiograma trastorácico. Mas ele é feito através de um dispositivo que parece um aparelho de endoscopia. Esse “tubo” entra pela boca e vai até próximo do estômago. Serve para ver o coração mais de perto. Geralmente é usado para ver os átrios (uma parte do coração) em busca de coágulos de sangue. Costuma ser realizado sob sedação salvo situações excepcionais. Geralmente o paciente que internou para este exame recebe alta no mesmo dia após se recuperar da sedação. É necessário jejum de pelo menos 6 horas, mas depende de cada serviço. Recomenda-se levar acompanhante.

Teste ergométrico: O teste de esforço pode ser realizado em esteira ou bicicleta. Serve para provocar o esforço físico máximo em um ambiente supervisionado, onde é possível medir a pressão arterial e ler o ECG durante todo o exame. É um dos mais antigos e sensíveis métodos para investigar arritmias induzidas pelo esforço e doença de coronárias, com baixo risco e grande aplicação prática.

Através do check up podem ser descobertas doenças como hipertensão arterial, diabetes ou uma dislipidemia, que é quando o colesterol está alto, até doenças um pouco mais complicadas, como por exemplo, uma obstrução nas artérias do coração, algum quadro de aumento da área cardíaca, uma insuficiência cardíaca. Mas, geralmente, o check up cardiológico, não vai só encontrar doenças, ele vai ajudar a prevenir, mostrando ao paciente a importância de controlar a pressão ou de controlar o peso ou ainda de fazer uma atividade física regular, porque isso sim vai diminuir a chance dele desenvolver esse tipo de evento.

A Mhédica é referência na comercialização de equipamentos modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas. Temos Eletrocardiógrafos modernos que irão auxiliar o processo de check-up cardíaco oferecendo ECGs rápidos e precisos.

Compartilhe:

Conheça nossos Produtos:

Tesla Duo

Tesla M3

Eletrocardiógrafo R12

Maxi 500

Analisador de Segurança Elétrica – ESA620