
A Importância da Manutenção em Equipamentos Hospitalares
A manutenção preventiva é toda ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.
A manutenção previne o aparecimento de problemas, mantendo os equipamentos médicos em boas condições de operação. Quando executada corretamente, pode reduzir custos, aumentar a vida útil dos equipamentos, além de reduzir as manutenções corretivas. Outra vantagem é a segurança do paciente, pois ao falhar um equipamento, pode haver uma interferência no tratamento de um paciente, colocando sua vida em risco.
Por ser de suma importância, é necessário também estabelecer periodicidade da manutenção. A equipe de Gestão de Qualidade e Manutenção organiza a retaguarda da equipe médica, garantindo a segurança operacional dos equipamentos. A importância da manutenção hospitalar está em manter o foco principal sempre no paciente e em seu bem-estar.
Diante do exposto, a manutenção de equipamentos hospitalares desempenha um importante papel para uma medicina de qualidade.