Mhedica Service Equipamento Hospitalar

Imagem de um paciente usando o filtro respiratório hme

Filtro Respiratório, qual utilizar? HME, HMEF ou HEPA?

Em tempos de pandemia algumas dúvidas vem surgindo, e uma delas é sobre o filtro respiratório. Ou seja, qual melhor filtro a ser utilizado, HME ou HMEF? Há necessidade de um filtro HEPA? Como utilizar, proximal ao paciente ou acoplado à válvula exalatória? Dentre as inúmeras medidas para o tratamento ao Covid19, o manejo ventilatório dos pacientes submetidos à intubação orotraqueal requer atenção especial. Tendo em vista a funcionalidade e empregabilidade dos filtros respiratórios para sanar dúvidas dos profissionais de saúde.

De uma forma mais resumida, os filtros respiratórios assumem o papel de evitar a disseminação de patógenos respiratórios. Seja por gotículas e aerossóis pelos pacientes submetidos à ventilação mecânica. Desde que tenham um poro mínimo de 0.2 µm e eficácia mínima de 99,5% de filtração para bactérias (BFE) e vírus (VFE). Veja abaixo as diferenças dos 3 tipos de dispositivos:

HME Heat and Moisture Exchanger (trocador de calor e umidade)

Os trocadores de calor e umidade (HME) são dispositivos colocados entre o tubo endotraqueal/traqueostomia e o conector em “Y”.

São capazes de aquecer e umidificar o gás inspirado, estão indicados para uso em praticamente todos os pacientes.

Sua contra indicação está relacionada aos pacientes restritivos, retentores de gás carbônico, aos hipersecretivos extremo e aos pacientes com sangramento pulmonar. 

Se o dispositivo HME não tiver em sua composição uma barreira microbiológica relatando o nível de eficiência para prevenir a infecção cruzada.

Há necessidade do uso de um Filtro HEPA no ramo exalatório.

HMEF Heat and moisture Exchanger Filter (filtro respiratório + trocador de calor e umidade)

São dispositivos colocados entre o tubo endotraqueal/traqueostomia e o conector em “Y” do circuito do ventilador mecânico e possuem um filtro microbiológico. São capazes de aquecer e umidificar o gás inspirado. Além de atuar como barreira microbiológica que previne a infecção cruzada entre o paciente, o ventilador mecânico e o meio ambiente. Estão indicados para uso em praticamente todos os pacientes. Sua contra indicação está relacionada aos pacientes restritivos, retentores de gás carbônico, aos hipersecretivos extremo e aos pacientes com franco sangramento pulmonar.

Com a utilização de apenas uma peça do filtro HMEF, protege-se as linhas inspiratória e expiratória ao mesmo tempo. Pois filtram bidirecionalmente não havendo a necessidade do uso de filtro HEPA.

3- HEPA High Efficiency Particulate Arrestance (filtragem de ar de alta eficiência)

O filtro HEPA normalmente possui um componente hidrofóbico com baixa resistência ao fluxo. Que mantem-se estável tanto com gás seco quanto com a presença de umidificação. Além de ter um altíssimo poder de filtração (maior que 99,99999%).

Ele é indicado para uso em circuitos respiratórios de Aparelhos de Ventilação Mecânica e Anestesia, previne a infecção cruzada entre o paciente e o equipamento de Ventilação Mecânica. E pode ser utilizado no ramo expiratório e/ou inspiratório do circuito (proximal ao equipamento).

Imagem de um medico operando um aparelho de anestesia com o filtro respiratório hme

Vale lembrar, que na falta do filtro HEPA, ao invés de deixar o sistema totalmente desprotegido você poderá usar um HME-F. Pois como a sua instalação é orientada para ficar na peça Y do circuito ventilatório, ele tem a Função de FILTRAÇÃO + Trocador de Calor e Umidade. Onde através da membrana com 99,999% de Filtração, minimiza-se a Contaminação Cruzada do Meio Ambiente e dos ramos Inspiratórios e Exalatórios do Ventilador Pulmonar.

Compartilhe:

Leia também:

Conheça nossos Produtos:

Filtro HME

Sistema Fechado de Aspiração

Helmet

Cama D8D